Uncategorized

Vigilância Sanitária notificou
110 restaurantes em Curitiba

A Vigilância Sanitária de Curitiba interditou nesta sexta-feira (12) mais dois restaurantes no Centro da cidade que estavam funcionando com autosserviço de bufê. A modalidade foi proibida temporariamente na cidade pelo período da pandemia do novo coronavírus. Desde que as novas regras entraram em vigor, em abril, cerca de 110 restaurantes da cidade já foram alvos de autuações que resultaram em interdições e infrações da Vigilância Sanitária.

“Fizemos um trabalho de orientação nos estabelecimentos que já tiveram tempo de se adaptarem. Agora as fiscalizações serão mais efetivas”, alerta Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Os restaurantes ficam perto da Praça Rui Barbosa, foram denunciados pela população e a fiscalização constatou a irregularidade. A interdição vale até que os proprietários façam as adequações necessárias para evitar a contaminação. O serviço de bufê self-service está suspenso desde 17 de abril na capital paranaense e a orientação é para que se adaptarem para servir pratos feitos, em que o cliente aponta a um atendente pela vitrine o que deseja e recebe o prato pronto.

A proibição de self-service é temporária e foi adotada porque os consumidores podem expelir gotículas em louças, talheres e alimentos apresentados nos bufês, facilitando a contaminação, e também para evitar aglomeração de pessoas.

Assim como os outros estabelecimentos, uma série de regras como uso de máscaras e distanciamento entre as mesas também são exigências.

Comente