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Startup de Curitiba tem ferramenta contra Fake News na eleição


A preocupação com a disseminação das Fake News foi o ponto de partida do trabalho de uma startup de Curitiba para desenvolver uma ferramenta que promete identificar e combater, quase que em tempo real, a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.

A NNY Agency, fundada em 2018 em Curitiba, desenvolveu um mecanismo utilizando inteligência artificial e seguindo a lei de proteção de dados para extrair esses tipos publicações, através da identificação de palavras-chave, de grupos públicos do Whatsapp e Facebook.

“Quando uma fake news é espalhada, a ferramenta identifica através de palavra-chave em quais grupos nas redes sociais ela esta sendo disseminada. E imediatamente é colocado um ‘antídoto’ contra esta notícia falsa. Que pode ser por exemplo, um vídeo esclarecendo a verdade, ou até uma reportagem”, explica Júnior Ribas, fundador da NNY Agency. “É importante destacar que como esta ferramenta atende integralmente a lei de proteção de dados, esta postagem com o antídoto só é feita em links públicos”, reforça Ribas.

A propagação das Fake News é motivo de grande preocupação da Justiça Eleitoral, principalmente durante o período das eleições municipais. Atento a isso, Júnior Ribas vai apresentar a ferramenta ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral e ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

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