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Goura bate Greca pela 2ª semana seguida em popularidade nas redes

Gestão de Curitiba está 'parada no tempo', diz Goura - Bem ParanáFolha de S. Paulo – Pela segunda semana consecutiva, a liderança do Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos à Prefeitura de Curitiba ficou com o deputado estadual Goura (PDT).

O prefeito Rafael Greca (DEM), que chegou a liderar o ranking na última semana de setembro, está em segundo. Em seguida vem Delegado Francischini (PSL), que cresceu mais de 10 pontos e se aproxima de Greca.

Quase empatados, disputando o quarto lugar, vêm Marisa Lobo (Avante) e João Guilherme (Novo).

O IPD é elaborado pela consultoria Quaest e passou por adaptações feitas exclusivamente para a cobertura da Folha no período eleitoral. O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

A Folha publica semanalmente o IPD dos candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.

São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.

No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo para o novo cálculo da média.

“Nós viveremos uma eleição que do ponto de vista das redes conviverá o tempo inteiro com volatilidade. Nas próximas seis semanas veremos muita variação porque estamos captando o pulso, o sentimento que está presente naquele momento”, diz Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest.

2 Comentários

  1. Inegável é a força das redes sociais na formação das ideias e escolhas do eleitor, mas não será desta vez que as redes sociais derrotarão o Greca, quem sabe na próxima.

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