Uncategorized

Governo Bolsonaro crê
em reeleição de Trump

Bolsonaro se declarou para Trump na ONU: 'I love you' - Jornal CORREIO |  Notícias e opiniões que a Bahia quer saberMônica Bergamo – O governo do presidente Jair Bolsonaro não perdeu a esperança em uma reeleição do presidente Donald Trump nos EUA. A eventual derrota do republicano, no entanto, é vista por ministros como preocupante: entre outras coisas, ela levaria o Brasil a um isolamento em organismos multilaterais.

Na análise de um ministro próximo de Bolsonaro, o Brasil, com os EUA, acaba se alinhando hoje com o equivalente “a 30% do mundo”.

Com a derrota de Trump, ficaria sem companhia relevante.

Um outro integrante da equipe ministerial prevê que a derrota de Trump levará inexoravelmente à saída do ministro Ricardo Salles da pasta do Meio Ambiente —mas desde que a imprensa não pressione o presidente para a demissão.

A aposta é que Ernesto Araújo também seja retirado do Itamaraty —ou que pelo menos trabalhe em silêncio, moderando o discurso de direita.

A vitória do democrata Joe Biden, nessas análises, levaria Bolsonaro a um redirecionamento em certas áreas —mas não ao distanciamento dos EUA, que levariam em conta que o Brasil é uma das maiores economias do mundo.

A expectativa da equipe de Bolsonaro recai sobre os estados de Pensilvânia, Ohio e Flórida, considerados pêndulos e onde a situação entre os dois candidatos é de empate técnico.

Comente