Uncategorized

Gilmar Mendes concede
habeas corpus para Luiz Abi

Alerta vermelho da Interpol é retirado. Luiz Abi pode voltar a qualquer momento.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar ao pedido de habeas corpus ao réu Luiz Abi Antoun, primo mais que distante do ex-governador Beto Richa, que está no Libano, considerado foragido da Justiça desde setembro de 2018.

Segundo a determinação do ministro Gilmar Mendes, o juiz de Londrina Juliano Nanuncio deve também comunicar a Interpol para que seja retirado o alerta vermelho em nome de Abi Antoun. O até então foragido é acusado de participação em vários esquemas de desvios de dinheiro público, inclusive é investigado na Operação Publicano.

Com o alerta em vigor, Abi Antoun poderia ser preso pela Interpol em qualquer país conveniado. Mas não no Libano pois o governo libanês não extradita pessoas de seu País e Luiz Abi tem passaporte libanês.

Se quiser voltar ao Brasil, poderá retornar sem o incômodo de algemas e passar o Natal em casa.

Veja abaixo a decisão de Gilmar Mendes.

4 Comentários

  1. Para liberar este HC deve ter corrido muito $$$$$, pois a situação do Luiz Abi no Líbano não era lá muito confortável devido a situação critica que o País está atravessando. Tanto ele como seu primos dissstantes Beto Richa e Pepe Richa tambem foram favorecidos com HCs liberados pelo Gilmar Mendes.Esperamos que ocorra reversão deste HC quando ele estiver por aqui, pois o lugar dele é na cadeia.

  2. Benedito Maciel de Góes Responder

    – Complementado: Também nesta mesma decisão determinou, o STF, ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e à Corregedoria do Ministério Público do Estado do Paraná a instauração de procedimentos disciplinares em desfavor dos promotores adstritos do GAECO/LONDRINA/PR para a apuração destas fraudes processuais e a competente punição, bem como, que se mantenha o STF informado sobre os procedimentos instaurados.

Comente