Uncategorized

‘Não há profissionais suficientes’, diz Conselho de Enfermagem do Paraná

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren) fez um alerta nas redes sociais nesta quinta (3) sobre o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado.

“Venho em nome dos 108 mil profissionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para fazer um apelo à sociedade: a pandemia não acabou e as medidas devem ser intensificadas. Estamos atingindo a capacidade operacional máxima do sistema de saúde. O espaços estão sendo ampliados e adaptados, mas o número de profissionais para atuação no enfrentamento da pandemia é insuficiente. Os trabalhadores de saúde estão exaustos fisicamente e emocionalmente, em especial a enfermagem que está 24 horas do lado destes pacientes”, afirmou a presidente do Coren, nas redes sociais.  “Por isso, o Coren-PR pede à sociedade pede que a população respeite o distanciamento social, higienize as mãos e use a máscara. Em plena pandemia, o direito individual não pode ser soberano à coletividade”, afirmou ele, em vídeo publicado nas redes sociais”.

No total, o Conselho tem 26.753 enfermeiros inscritos, 58.049 técnicos e 22.507 auxiliares. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), a área da enfermagem é a mais afetada pela Covid-19 entre os profissionais da Saúde: 4.252 trabalhadores já foram diagnosticados com a Covid-19 e 39 profissionais morreram.

Comente