Uncategorized

Homem de 63 anos morre enquanto esperava vaga na UTI em Curitiba

Um homem, de 63 anos, morreu enquanto esperava uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, em Curitiba. De acordo com a família de Benedito, ele começou a sentir sintomas do novo coronavírus na semana passada.

Na quinta-feira (26), ele piorou, e a família procurou ajuda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boa Vista, onde ele ficou internado aguardando a vaga na UTI. Porém, Benedito não resistiu à doença e morreu.

“Por que realmente não foi efetivada essa transferência, essa realocação para uma UTI, sendo que o quadro dele já era grave? Ele já tinha comorbidades, ele era idoso”, afirmou o filho Hecley Vaz Pinto.

Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba informou que assim que Benedito chegou na UPA, na quinta-feira, foi inserido na Central Metropolitana de Leitos. Afirmou também que, enquanto ele esperava uma vaga, recebeu todo o atendimento na unidade.

Segundo a prefeitura, o quadro se agravou e foi preciso intubá-lo. Durante o procedimento, ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

“O município se solidariza à família e reitera que foram tomadas todas as medidas que estavam ao seu alcance para dar o atendimento adequado ao paciente”, disse trecho da nota.

Cenário da doença na capital

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, os leitos de UTI para adultos com suspeita ou casos da Covid-19 pela rede pública de saúde estão com 96% de ocupação na cidade. São 320 pacientes internados e um total de 334 vagas.

Conforme os dados da prefeitura, estão ocupados cinco dos 10 leitos de UTI pediátricos para Covid-19, com taxa de 50% de ocupação.

Dos 463 leitos de enfermaria para pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19, 377 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 81%.

A cidade registra 84.440 casos confirmados e 1.807 mortes por causa da doença desde o início da pandemia.

São 13.238 casos ativos na capital, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

1 Comentário

  1. SERGIO SILVESTRE Responder

    Políticos que escondem os dados dessa pandemia deveriam serem julgados e condenados a cadeia,se elegem e depois vem a conta pesada com vidas.l

Comente