Uncategorized

Diretor de emergência explica por que há fila de espera por leitos

Muitos curitibanos questionam como há fila de espera por Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao mesmo tempo em que a ocupação não está em 100%, segundo os boletins divulgados pela Prefeitura de Curitiba. A explicação é técnica e se dá principalmente pelas necessidades clínicas dos pacientes que precisam do internamento.

“As vagas não são iguais. Existem UTIs que não tem suporte para quem tem problema cardíaco, possível alguns pacientes não podem utilizar, é o exemplo do Hospital do Trabalhador (HT). Há ainda pacientes oncológicos ou que necessitam de cirurgia e alguns hospitais não podem recebê-los. Essa dificuldade que a população não entende. Há vagas que não atendem as necessidades do paciente. Isso faz com que alguns pacientes demorem mais para conseguirem uma vaga”, explicou à Banda B o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, Pedro Almeida. As informações são da Banda B.

Ainda de acordo com Pedro Almeida, a prioridade de pacientes para conseguir um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 não é feita pela idade, mas sim pela chance de sobrevivência do paciente. “A nossa escolha se dá pela gravidade clínica. Alguns países fizeram escolha por idade, como se pessoas acima de 80 anos não tivessem chance. Em Curitiba, fazemos por gravidade clínica. Um paciente de 80 anos, com condição de saúde boa, a idade não vai tirar ele da fila. Ele vai ter a mesma possibilidade de uma pessoa de 40 anos”, descreveu à Banda B.

A maioria dos pacientes tem conseguido uma vaga em UTI no período de 24 a 48 horas, salvo algumas exceções em que têm passado de 72 horas, especialmente para pacientes que precisam de leitos com mais cuidados. “Há hospitais que não podem receber um paciente com problema cardíaco ou que precise de uma cirurgia, por exemplo. Por isso, a ocupação de leitos não fica em 100%”, salientou.

Ontem, a ocupação de leitos em Curitiba era de 95%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

2 Comentários

  1. KKKKKKKK PREFEITURA E SAUDE DE CTBA TEM COMO GURU O TAL “DOTO” CLOVIS ARNS!!! MAIS ESQUERDA DO QUE O BOULOS KKKKKKKKKKKKKK

  2. Larry de Camargo Vianna Nascim Reply

    Porque durante anos a saúde foi negligenciada neste país. Não investiram onde deveriam. Nossos políticos não estão nem aí. O pibo qur se……

Comente