Uncategorized

Agência reguladora da Europa aprova vacina contra a Covid-19

Vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech Foto: JUSTIN TALLIS / AFPPaíses como Alemanha, França, Áustria e Itália planejam iniciar a vacinação a partir de 27 de dezembro; imunizante ainda precisa ser autorizado pela Comissão Europeia

O regulador europeu de medicamentos aprovou nesta segunda-feira (21) o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela empresa norte-americana Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech, colocando a Europa em curso para iniciar as inoculações em uma semana.

Países da União Europeia, incluindo Alemanha, França, Áustria e Itália, disseram que planejam iniciar a vacinação a partir de 27 de dezembro, enquanto a Europa tenta alcançar os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, onde as vacinações começaram no início deste mês.

Com o aval da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a etapa final é a aprovação pela Comissão Europeia, que é esperada nos próximos dias. A Comissão segue normalmente o conselho da EMA. As informações são d’O Globo.

Os preparativos para o lançamento da vacina ocorrem no momento em que a identificação de uma nova cepa altamente infecciosa do coronavírus na Grã-Bretanha causou caos em toda a região, com países fechando relações de viagem com o Reino Unido e interrompendo o comércio antes do feriado de Natal.

A pandemia matou cerca de 470 mil europeus e está acelerando nos meses de inverno, esmagando as economias no processo. Muitos governos impuseram restrições mais rígidas às famílias para tentar conter uma segunda onda de infecções e evitar sistemas de saúde sobrecarregados.

A chefe da Comissão, Ursula von der Leyen, já havia planejado o início das vacinações no período de 27 a 29 de dezembro. Estudantes de medicina, médicos aposentados, farmacêuticos e soldados estão sendo recrutados para uma campanha europeia de vacinação de escala sem precedentes.

Os profissionais de saúde da linha de frente e os idosos residentes em lares de idosos estão sendo priorizados, com a maioria dos programas nacionais não alcançando o público em geral até o final do primeiro trimestre de 2021, no mínimo.

A meta dos 27 membros da UE é alcançar a cobertura de 70% de seus 450 milhões de habitantes. O regulador de medicamentos da Suíça autorizou, no sábado, a vacina contra a Covid-19 para uso em pessoas com mais de 16 anos.

Comente