Uncategorized

Vereadores de Curitiba tomam
posse em sessão virtual


Os 38 vereadores de Curitiba tomaram posse em uma cerimônia restrita e virtual, hoje, por causa da pandemia do Covid-19. Apenas quatro parlamentares – a vereadora mais votada, Indiara Barbosa (Novo), o veterano Tito Zeglin (PDT) e a primeira vereadora negra da Capital paranaense, Carol Dartora (PT); e Osias Moraes (Repub) – participaram presencialmente da sessão no plenário da Casa. Além deles, apenas servidores da Casa participaram da cerimônia. Os demais parlamentares participaram remotamente do evento, através de computadores e celulares, por videoconferência.

Como mais votada, coube à Indiara presidir os trabalhos. Todos os 38 eleitos fizeram o juramento de posse. Depois a vereadora do Novo, Zeglin e Carol Dartora assinaram o termo de posse. Os demais vereadores devem assinar o documento até amanhã.

Antes de ler o termo de posse, Dartora fez uma breve manifestação. “Vencemos chegamos, ocupamos, pela primeira vez uma mulher negra ocupa esse espaço e vamos continuar resistindo”, disse ela.

A Câmara de Curitiba teve uma renovação de 47% nas últimas eleições, com 20 vereadores reeleitos, e 18 novos eleitos.

Também amanhã acontece a segunda sessão da nova legislatura, com a eleição da Mesa Executiva da Câmara. O atual presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), busca novo mandato no cargo. Tico Kuzma (PROS) também deve ser candidato.

Às 17 horas de hoje, o prefeito reeleito, Rafael Greca (DEM) e seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), tomam posse na Câmara. Depois eles vão para o Memorial de Curitiba, no largo da Ordem, onde às 18 horas acontece a segunda parte da cerimônia.

Comente