Uncategorized

Ratinho Jr e Beto Preto na Fiocruz


O governador Ratinho J (PSD) e o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, estão no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (7) para uma reunião com a diretoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) para tratar dos detalhes para envio da vacina contra a Covid-19 ao Paraná. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A Fiocruz tem parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. A fabricação da vacina no Brasil ainda precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante já vem sendo produzido pelo laboratório da Astrazeneca na Índia.

Nesta semana, o Brasil garantiu o recebimento de 2 milhões de doses da Astrazeneca, isso faz com que se crie a expectativa de que a vacina seja a primeira a ser liberada para aplicação no Brasil.

A ideia do Governo do Paraná é conhecer o processo industrial, a logística de distribuição e o coronograma que será cumprido para que as primeiras doses cheguem ao estado.

Assim que a vacina contra Covid-19 chegar ao Paraná, as primeiras doses serão destinadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes suspeitos e infectados pela doença. A SESA afirma que o planejamento para imunização já está definido, falta apenas a vacina ser aprovada no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e chegar.

Outra aposta feita é a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, que apresentou 78% de eficácia nos testes feitos aqui no Brasil. Há, ainda, negociações do Governo Federal para a compra de vacinas dos Estados Unidos, Rússia e Índia.

Comente