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Banco do Brasil fecha 201 unidades
e institui demissão voluntária


O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil funcionários.

Segundo a instituição, o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) visa ajustar a força de trabalho do banco, mudando empregados de setores com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. Os empregados poderão fazer movimentações laterais e também optar pelo desligamento. O Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) abrange todos os funcionários que atenderem aos pré-requisitos.

Conforme anuncia o banco, as ações “visam otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco, contribuindo para a redução de despesas e para a melhoria da eficiência operacional”.

A economia líquida anual estimada com as ações de reduções de custos implementadas pelo banco é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

No valor não estão adicionados os recursos economizados com os planos de desligamento, que serão divulgados após o encerramento dos períodos de adesão previsto para 5 de fevereiro.

Reestruturação – O banco prevê adaptações na rede de atendimento em 361 municípios, mantendo unidades próprias em 221 municípios e correspondentes bancários Mais BB, nos demais.

Conforme o banco, com o novo modelo 1,3 milhão de clientes passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação digital por meio do canal Fale.Com.

A interação digital do banco foi ampliada especialmente no último ano. O aplicativo do banco atingiu 4,7 milhões de usuários, crescimento 273% maior do que o período anterior à pandemia. Ao mesmo tempo, o atendimento pelo WhatsApp chegou a quase 600 mil atendimentos por dia.

“Com mais 1,3 milhão de clientes atendidos no modelo de atendimento especializado por gerentes de relacionamento dedicados, avançaremos de forma importante na melhoria contínua da experiência dos nossos clientes. Isso representa 13% a mais de clientes com essa proposta de valor”, disse em nota o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Carlos Motta.

“As iniciativas buscam a melhoria da experiência e satisfação do cliente e consideram a transformação digital, o aumento da concorrência e o menor patamar histórico da taxa básica de juros como elementos de destaque”, diz a nota.

O BB tomou outras medidas para reduzir custos como a devolução e venda de prédios corporativos, otimização de espaços físicos, medidas de eficiência energética e novo plano de cargos e salários. A expectativa é redução de R$ 3,3 bilhões em redução de despesas até 2025. (Agência Brasil).

2 Comentários

  1. Osvaldo da Silva Responder

    O Banco do Brasil sempre foi um banco burocrático, de serviços precários, com funcionários ( CONCURSADOS) que se acham acima do bem e do mal, na tentativa de modernização e redução de custos optando por( Gerentes Digitais) os serviços ficaram caóticos, não se pode mais considerar como banco de fomento, aliás estou pedindo via judicial devolução de R$ 26.000,00 debitados na minha conta, sem a minha autorização de seguros que não pedi para ser feitos, o custo para se ter uma conta no banco do Brasil hoje é muito elevado pelo volume de taxas cobrados, quase todas em desacordo com a regulamentação do Banco Central do Brasil, infelizmente não vou poder receber de volta o que se debitou antes de 5 anos pois caducou, retiraram da minha conta nesse período que caducou outros R$ 33.000,00, o engraçado de tudo é que se você tem uma divida pendente com o Banco não caduca nunca, ESSA INSTITUIÇÃO QUE HÁ MUITO DEIXOU DE SER BANCO E SE TRANSFORMOU EM UM TAMBURETE JÁ PASSOU DA HORA DE SER PRIVATIZADO.

  2. Parreiras Rodrigues Responder

    Mesmo que a agência onde tenho conta não esteja na lista das que serão fechadas, vou encerrá-la.
    Aliás, num futuro próximo, as agências bancárias que hoje ocupam espaços não menores que 300 ms por ai, terão os seus números diminuidos e funcionarão em salas de 50 ms2. Serão reduzidas a simples caixas eletrônicos. A profissão de bancário está em extinção.

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