Uncategorized

Ratinho Jr diz que tudo vai bem, no melhor dos mundos. Há controvérsias


O governador Ratinho Jr foi à Assembleia hoje para cumprir o rito constitucional que o obriga a discursar para os deputados em prestação de contas. Nada de diferente de todos os discursos para essa ocasião feitos pelos governadores. O que seria uma oportunidade de iniciar um debate sobre as condições do Estado e seus desafios reais, transforma-se em locução proforma, em que o que se diz não tem muito a ver com a realidade.

De sorte que o Paraná desses discursos é muito diferente do Paraná em que vivem 11 milhões de paranaenses com as suas dificuldades agravadas pela pandemia. Ratinho discorreu sobre transformações na infraestrutura, novos programas sociais, conquistas da educação pública, luta contra a pandemia e modernização administrativa. Tudo vai bem, no melhor dos mundos. O governo, no discurso, está vencendo a luta contra o coronavírus, o problema que aflige todos os cidadãos. Pois, pois, voltando à realidade, o discurso é bem outro.

Bom, Ratinho Jr não falou sobre a falta de vacinas para imunizar a população, única maneira de parar a pandemia, segundo os cientistas, infectologistas, médicos. E vacina não há. O governo até hoje não explicou o caso da Sputnik que seria produzida no Paraná e não vingou. Deu chabu. Gorou o projeto tão festejado nas câmaras oficiais. Nenhuma palavra sobre o corte nos salários dos professores, que esperavam o cumprimento da palavra do governo e agora amargam o calote.

De memorável e acontecendo só mesmo a militarização das escolas, orgulho nativo elogiado no mais alto escalão da República por Jair Bolsonaro. Para os educadores de formação democrática, um equívoco que seria melhor esquecer.

3 Comentários

  1. Se o Ratinho deixasse e demagogia de lado ficaria bem mais crível. Como passou a adotar o discurso do Pinóquio, ou seja, cria uma narrativa e acredita nela, se esqueceu, como faz também o Pinóquio das promessas descumpridas, como esta da vacina russa. Fez um estardalhaço dizendo que a vacina russa seria produzida aqui mesmo no Paraná, deu no que deu, em nada. Deixe de ser demagogo Ratinho, caso contrário entra na mesma espiral de descrédito do Pinóquio .

  2. Sem duvida alguma, sem medo algum de errar: o pior Governador que o Estado do Paraná teve nos últimos 40 anos. Por dois anos pensou que havia comprado a alma de alguns Deputados, agora descobriu que apenas alugou suas almas……..bateu um desespero que não sabe pra onde correr.

Comente