Uncategorized

Paper Excellence vence arbitragem e assume a Eldorado Brasil Celulose

A Paper Excellence, uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, obteve ganho de causa no processo de arbitragem para adquirir o controle da Eldorado Brasil Celulose, da qual já detém 49,41% das ações. Com a decisão, divulgada nesta quarta-feira (3), a Paper assumirá 100% do capital da Eldorado, uma das maiores companhias do segmento no país, com sede em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

O tribunal arbitral, constituído sob as regras da Câmara de Comércio Internacional (ICC), reconheceu a razão e a boa-fé da Paper Excellence ao longo da negociação, decidindo por unanimidade o direito da empresa de assumir o controle e, consequentemente, a gestão da produtora de celulose. A finalização do negócio, de R$ 15 bilhões, ocorrerá em data a ser designada pelo tribunal, quando o restante das ações (50,59%) for transferido para a Paper.

“Nosso foco imediato será de integrar e operar a nova unidade brasileira da Paper Excellence. Posteriormente, avaliaremos o momento adequado para a expansão da planta”, diz Cláudio Cotrim, diretor-geral da Paper Excellence no Brasil.

A Paper Excellence atua na fabricação de celulose de pasta de alto rendimento e também de papel. Desde a sua fundação, em 2007, a empresa vem crescendo rapidamente por meio de uma sólida estratégia de aquisições pelo mundo.

Antes da aquisição brasileira, a Paper Excellence já havia concluído, no ano passado, a compra de 100% da canadense Catalyst Paper, incorporando ao seu ativo mais três unidades produtivas, um centro de distribuição e uma nova sede. Com a incorporação da Eldorado Celulose, a Paper atinge 7 mil funcionários e capacidade de produção anual de 5,3 milhões de toneladas de celulose e papel.

Comente