Uncategorized

Ratinho Jr autoriza Sanepar
a aumentar o preço da água


Não há como negar que os serviços da Sanepar deterioraram. É só lembrar dos cortes de água motivados pela contaminação de reservatórios, a falta de água pela falta de previsão e de obras para ampliar a captação, até o serviço de medição e cobrança. Um grupo técnico misto de funcionários e ex-funcionários da empresa prepara um estudo detalhado da situação da empresa que pretende provar que a Sanepar deixou de atuar em função do interesse social mais amplo para favorecer os ganhos dos sócios privados da empresa. Há outra casta de beneficiários de tarifas tão altas. É a dos marajás que recebem salários e benefícios obscenos da empresa. Quem viu a lista ficou pasmo.

Também não há como negar que a política tarifária da Sanepar beira a crueldade social. Em plena pandemia e crise econômica com índices altíssimos de desempregos e desvalorização dos salários, o governador Ratinho Jr autorizou reajuste de 5,11% na tarifa de água e esgoto da Sanepar a partir de hoje, sexta-feira (05). Indice 2,07% acima da inflação do período (IPCA 2019\2020) que foi de 2,98%. Estudo do Dieese, mostra que nos últimos anos o acúmulo de aumento soma 52%, 32% acima da inflação. os acionistas privados estão em festa. E vem logo, logo, novo aumento. O Sindicato dos Trabalhadores do Saneamento (SAEMAC) e demais Sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, junto com o DIEESE, denunciam que um novo aumento pode ocorrer ainda esse ano, já que o atual reajuste refere-se ao período de 2019-2020.

3 Comentários

  1. Ótimo…torneiras secas, falta de investimento…mas cobrar sabem muito bem…2022 tá logo aí…

  2. Também com a pior diretoria da história, que selecionou um bando de gerentes despreparados e sem formação, fica difícil. Agora com diretores da casa, torcemos para melhorar.

Comente