Uncategorized

Você sabe o que é um papiloscopista?


No dia 05 de fevereiro comemoramos o dia do Papiloscopista. Mas e você, sabe o que faz um papiloscopista? O Papiloscopista é o profissional de Segurança Pública especializado em individualização humana por meio das impressões digitais, produzidas pelas papilas dérmicas – desenhos que são únicos em cada indivíduo.

No Paraná, esses profissionais são Policiais Civis que desempenham suas funções no Instituto de Identificação do Estado do Paraná. Os Papiloscopista do Estado do Paraná desempenham um trabalho não só de excelência, mas que garante, acima de tudo cidadania. São eles que promovem a identificação por meio de impressões digitais, oportunizando que os cidadãos iniciem sua vida civil, que elaboram os retratos falados digitais com a descrição de vítimas e testemunhas de crimes para auxiliar no reconhecimento dos criminosos.

São eles quem vão aos locais de crime em busca de fragmentos de impressões com a finalidade de apontar e confirmar suspeitos e, por fim, são também eles que promovem a identificação necropapiloscópica – como ocorrido recentemente no trágico acidente com o ônibus com 54 passageiros, 19 óbitos, na BR 376, região de Guaratuba/PR, em que os Papiloscopistas da Polícia Civil identificaram e liberaram os corpos envolvidos na tragédia de maneira célere e segura, de modo a garantir a dignidade e tentar diminuir o sofrimento das famílias enlutadas. Fica aqui nosso reconhecimento e nossa gratidão a esses profissionais, cujas tarefas vão muito além do que apenas conseguimos listar nessas poucas linhas.

Comente