Uncategorized

Estoque de vacinas contra Covid-19 acaba na sexta-feira em Curitiba


Com um total de 52.776 pessoas vacinadas contra a Covid-19 até o último sábado, o equivalente a apenas 2,7% da população, Curitiba será obrigada a paralisar a vacinação de idosos. O estoque de vacina do município está acabando e, por ora, não há previsão de novos lotes entregues pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o estoque deve durar até sexta-feira.

A aplicação das segundas doses, que teve início no último dia 10, está garantida para os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento à pandemia.

A situação levou à Prefeitura a desacelerar o ritmo das imunizações. Na última semana foram vacinadas 8.541 pessoas, o que significa que 1.220 pessoas receberam a primeira dose do imunizante a cada dia, em média. Na semana anterior foram vacinadas 21.157 pessoas, com uma média de 3.022 imunizações diárias.

O problema não é uma exclusividade curitibana ou paranaense. Os estoques da vacina estão no fim nas principais cidades do país. No ritmo atual, o Paraná (e Curitiba) precisariam de mais de quatro anos para conseguir aplicar ao menos a primeira dose da vacina em toda a população.

A meta do Governo Estadual é vacinar mais de 4 milhões de paranaenses até o final de maio, algo que, neste momento, parece improvável – no ritmo atual, por exemplo, levaria um ano para que fosse vacinada toda a população de risco do estado.

Comente