Uncategorized

Maioria rejeita Bolsonaro e 43%
o culpam por piora na pandemia

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu sua maior marca desde o início da pandemia de covid-19, há um ano. Pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta quarta-feira mostra que 54% dos brasileiros veem a gestão do presidente como ruim ou péssima —em março de 2020, esse índice era de 33%. Na pesquisa passada, realizada em janeiro deste ano, 48% reprovavam o trabalho do mandatário na condução da crise sanitária no Brasil.

Para 43% dos entrevistados pelo Datafolha, Bolsonaro é o principal culpado pela pior fase da pandemia. Nesta terça-feira, o Brasil registrou 2.841 mortes nas últimas 24 horas (a maior cifra registrada desde o início da pandemia, totalizando 282.127 óbitos causados pela covid-19.

Já 17% dos ouvidos culparam os governadores dos Estados pela crise, enquanto 9% responsabilizam os prefeitos pelo pico pandêmico. 6% dos entrevistados culpam a população pela situação da pandemia no Brasil.

Consideram a gestão de Bolsonaro na crise ótima ou boa 22% dos ouvidos (eram 26% na pesquisa anterior, em janeiro), enquanto 24% a consideram regular (ante 25% na sondagem passada). Não opinaram 1%.

O Datafolha ouviu por telefone 2.023 pessoas entre 15 e 16 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Comente