Uncategorized

Ratinho Jr diz que há nova epidemia
e anuncia 300 novos leitos de UTI


O governador Ratinho Jr deu entrevista à jornalista Carolina Wolf, da RPC, para falar sobre a situação da crise desatada pela pandemia de coronavírus. Ele disse que é necessário que a sociedade tome consciência de que vivemos uma nova pandemias, um novo vírus muito mais letal e que se propaga em velocidade muito maior, o que levou o sistema de saúde a situações limite.

Hoje, faltam vagas em hospitais, leitos em UTIs, equipamentos e pessoal técnico. O Estado tem tomado todas as providências para enfrentar a essa situação. Está instalando 300 novos leitos de UTIs para atender pacientes de Covide19. Mas o desafio não é simples. Há falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais. E isso não se providencia com facilidade.

O governo toma medidas que possam representar soluções que contemplem toda a população, todos os seus segmentos que tem necessidades distintas. O mais difícil tem sido convencer a sociedade a respeitar normas, restrições, entendendo que é a única maneira de conter a expansão do vírus.

O efeito colateral mais perverso da pandemia de coronavírus é o agravamento da crise econômica. Há recuperação na indústria, o agronegócio prospera, mas as dificuldades se abatem principalmente sobre os médios e pequenos empresários do setor terciário – comércio, serviços, turismo. Para 4stes, Ratinho Jr conta que abriu linhas de crédito que ultrapassam a casa de R$ 1,5 bi. E suspendeu cobranças de impostos.

O governador reconhece a grande dificuldade de sobrevivência de empresários de pequeno porte, levados à paralização. Para eles, Ratinho Jr está a criar novos programas que implicam em ajuda financeira para que suportem este período.

O Estado faz esse esforço, mas é preciso compreender que as finanças públicas também sofrem. O governador diz que ficará satisfeito se o Paraná repetir a arrecadação de 2019. E que vai ter que cortar custos, apertar os cintos, segurar despesas. E isso vai exigir muito trabalho, muita compreensão de todos, que é com que ele está contando.

2 Comentários

  1. Robson Andrade Reply

    Escrevendo página negra na história do Paraná..Sanepar que não consegue fornecer água para a população, apesar de custar altíssimo para os cofres públicos… aumentou o ICMS do combustível, apesar de negar… está trabalhando junto com Bolsonaro para aumentar o pedágio e o número de praças de pedágio….. alguém lembra alguma coisa de positivo desse governador medonho… lentinho que levou o PR ao caos

  2. Robson, sou caminhoneiro, me aponte um Estado onde o diesel é mais barato que no Paraná, e a nova Concessão é de responsabilidade do governo Federal, e onde o Paraná esta um caos??? fora a pandemia que o caos é nacional, não vejo o estado perder para nenhum outro, melhor viajar pelo País…

Comente