Uncategorized

A fila anda


Nos últimos dias Curitiba conseguiu acelerar a fila de vacinação. Dobrou o número de pessoas imunizadas diariamente. Com a chegada de mais doses, a liberação do uso de todo o estoque e a ampliação da campanha de vacinação na cidade (que agora acontece todos os dias, inclusive sábado e domingo), Curitiba conseguiu acelerar de forma considerável o ritmo da vacinação contra a Covid-19. Até o último domingo, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, quase metade do público previsto para ser vacinado nas fases iniciais do plano de imunização já está parcialmente protegido contra a doença, ou seja, tomou ao menos a primeira dose do imunizante.

A estimativa do município é que 393.732 pessoas serão vacinadas nas duas primeiras fases da campanha, sendo que até o momento 190.920 (48,49% do total) já tomaram ao menos a primeira dose do imunizante. Ainda é necessário avançar, principalmente, na vacinação de profissionais de saúde (74.083 indivíduos, dos quais 75,4% já estão vacinados) e de idosos (313.576 pessoas, das quais 41,2% estão imunizadas).

A boa notícia é que Entre os dias 17 e 23 de março, por exemplo, 22.351 indivíduos foram imunizados em cinco dias. Já entre os dias 24 e 28 de março (quarta e domingo), também em cinco dias de campanha, 58.299 indivíduos foram vacinados na cidade, com mais de 10 mil doses de imunizante sendo aplicadas diariamente.

Depois da vacinação dos idosos (pessoas com mais de 60 anos), Curitiba dará início à vacinação do maior grupo entre aqueles considerados prioritários: o de pessoas com menos de 60 anos com vulnerabilidade decorrente de comorbidades e condição social (pessoas em situação de rua).

Comente