Uncategorized

Bolsonaro ameaça e ataca para criar mais uma cortina de fumaça

MIRIAM LEITÃO

O país está vivendo o segundo dia de depoimento de um ex-ministro da Saúde na CPI dizendo o mesmo: o presidente da República impedia as decisões técnicas na gestão da saúde. Os governistas na Comissão se atrapalham frequentemente como na briga desta manhã de quarta com a bancada feminina.

Bolsonaro usa então a estratégia de sempre. Faz uma manobra diversionista, ataca e ameaça as instituições. Disse que baixará um decreto – sobre o qual tem falado – para “garantir o direito de ir e vir”, e levanta a voz “não ouse contestar”. Já adianta que não será revogado pela Justiça. Sua inclinação autoritária todo mundo conhece, o problema que ele sempre encontra é que a democracia o impede de fazer o que ele tem ameaçado.

Bolsonaro ameaça editar decreto para garantir ‘direito de ir e vir’ e avisa: ‘não ouse contestar’

Outra técnica de desviar a atenção é atacar a China. E por isso ele insinuou que o vírus é parte de uma guerra química. “Que país mais cresceu seu PIB? Não preciso dizer a vocês”, disse ele, mais uma vez insinuando que era da China os disparos dessa suposta guerra química.

Bolsonaro insinua que China pode ter criado coronavírus como parte de ‘guerra química’

Criar um inimigo externo é um jogo conhecido dos autoritários que querem se fortalecer. Ameaçar a democracia tem sido o cotidiano de Bolsonaro desde o começo do seu governo.

O que tudo isso revela é um presidente que se sente acuado, que está com medo de que a CPI chegue à comprovação de que ele tem sido um fator de agravamento da pandemia no país. Uma das razões está sendo exposta hoje por Nelson Teich, como foi ontem por Luiz Henrique Mandetta: ele atropelou a ciência, as decisões técnicas para impor ao país o peso das suas decisões erradas, e elas elevaram as mortes.

1 Comentário

  1. SERGIO SILVESTRE Responder

    O caso desse doentio Sr é caso para internamento psiquiátrico e vou mais longe,parte dos seus seguidores que teimam em berrar vestidos de verde amarelo,também estão doentes.

Comente