Brasil

Renan Calheiros é o menos governista dos senadores

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), é o integrante do colegiado que menos vota favoravelmente ao governo em suas pautas segundo levantamento da plataforma de acompanhamento político Inteligov.

A plataforma compara os votos dos senadores nas matérias consideradas governistas. Segundo o levantamento, até senadores que se consideram de oposição como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE) votam mais com o governo que Calheiros.

Ainda assim, Renan vota na metade das vezes favorável a pautas do governo. Dos 18 integrantes da CPI, 12 votam com o governo em pelo menos 80% das vezes. O fenômeno pode ser explicado pela dinâmica de votações remotas do Senado. No formato de votações remotas, só textos com mais consenso são pautados e por isso a divergência tende a ser menor.

O relator da CPI, entretanto, tem sido criticado por senadores mais próximos ideologicamente do Planalto durante as sessões da comissão. Dizem que ele tem sido parcial nas perguntas contra ex-integrantes do governo e que ele blinda os governadores. Renan é pai do governador de Alagoas.

Comente