Destaques

“Foi grande e foi nosso”, diz Greca sobre Lerner; Camerata de Curitiba fará homenagem

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, decretou luto oficial pela morte de Jaime Lerner. Em post nas redes sociais, Greca destacou algumas das principais obras de Lerner na cidade, como o Teatro Paiol, a Rua das Flores e o Jardim Botânico. “Foi grande e foi nosso. Um homem é eterno quando sua memória permanece. O coração curitibano é parte do legado de Jaime Lerner”, diz o prefeito em nota postada em suas redes sociais.

Greca foi ligado ao grupo de Lerner durante os anos 80 e 90. Em 93 sucedeu o ex-governador na prefeitura. Quando Lerner esteve è frente do Governo do Paraná, entre 1998 e 2002, Greca foi secretário de Estado da Casa Civil e da Comunicação Social.

Em 2002 houve um rompimento entre os dois. Greca postulava uma candidatura ao Senado e não obteve o apoio de Lerner. O atual prefeito passou então a apoiar o grupo político de Requião, então eleito governador e adversário de Lerner. Desde então, não mais estiveram juntos politicamente.

Lerner será homenageado oficialmente com Concerto da Camerata de Curitiba, “uma das suas criações mais notáveis”, disse Rafael Greca.

Confira abaixo a nota oficial do prefeito:

Nossa homenagem à memória de Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná.
O notável urbanista curitibano faleceu, nesta madrugada aos 83 anos. Formado em 1964 na Escola de Arquitetura da UFPr foi um dos mentores da valorosa equipe que moldou a história recente de Curitiba urbana.
Caminho trilhado com o Plano Diretor de Curitiba( entre 1962 e 1965). Lerner exercia a Assessoria de Pesquisa e de Planejamento Urbano da nossa capital, embrião do Ippuc, que ajudou a fundar e presidiu.
Jaime Lerner, através de eleição indireta, foi prefeito transformador entre 1971-1974 no primeiro mandato e entre 1979-1983. Democraticamente eleito em 1989,na campanha do “Coração Curitibano”, mandato que cumpriu até 1992, quando o sucedi no dia 1 de janeiro de 1993.
Seu admirável legado contempla do Teatro Paiol ao calçadão da rua das Flores. Do Parque Barigui à Ópera de Arame. Do Jardim Botânico de Curitiba ao Jardim Zoológico do parque do Iguaçu. Da Cidade Industrial de Curitiba ao sistema BRT, copiado em pelo menos 250 cidades do mundo.
Notabilizou-se pela criação de um sistema de transportes públicos indutor do zoneamento urbano, que permitiu o adensamento maior ao longo das avenidas estruturais, com moradia, comércio e serviços.
Inúmeras suas intervenções sociais, ambientais e culturais. Admirável mulher, a também incansável curitibana, Fani Lerner. Criou e dedicou-se às crianças com o programa “Vale Creche”, pioneiro no país e base da nossa rede de Educação Pública, hoje com 400 escolas e CMEIS.
Jaime Lerner foi Governador do Paraná, duas vezes, nos mandatos populares de 1995-1998 e 1999-2002.
Viabilizou o Parque Automotivo do Paraná, o Anel de Integração, os Jogos Mundiais da Natureza em Foz do Iguaçu e o Museu Oscar Niemeyer, orgulho de Curitiba.
Foi grande e foi nosso.
Um homem é eterno quando sua memória permanece.
“O coração curitibano é parte do legado de Jaime Lerner. Famoso e consagrado urbanista também no mundo.
Costumava dizer com entusiasmo e sabedoria: “Quem cria, nasce todo dia”.
Nossa amada Curitiba irá honrar para sempre o seu nome. Foi grande e foi nosso. Merece profundo respeito.
Será homenageado com Concerto da Camerata de Curitiba, uma das suas criações mais notáveis.
Rafael Greca de Macedo, prefeito de Curitiba.

1 Comentário

Comente