Fábio Campana faleceu hoje, 29 de maio de 2021, em Curitiba, às 19:30. Foi escritor, poeta, jornalista, publicitário e editor.
Fábio Campana nasceu em 1947 no município paranaense de Foz do Iguaçu. Viveu em Curitiba desde 1960.
Publicou Restos Mortais, contos (1978); No Campo do Inimigo, contos (1981); Paraíso em Chamas, poesia (1994); O Guardador de Fantasmas, romance (1996); Todo o Sangue (2004); O último dia de Cabeza de Vaca (2005); Ai (2007); A Árvores de Isaías (2011); O Ventre, o Vaso, o Claustro (2017); e As Coisas Simples (2019).
Foi diretor da editora Travessa dos Editores, onde também dirigiu as revistas Et Cetera e Ideias.
No jornalismo, além de editor de seu blog por 15 anos, foi editor da revista Atenção e do jornal Correio de Notícias. Atuou como colunista político dos jornais Gazeta do Povo, O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná, Gazeta do Paraná e Tribuna do Norte. Foi comentarista de política das rádios BandNews, Banda B e CBN no Paraná. Como repórter, foi autor de matérias marcantes, como “Sodomia, suor e látego”, publicada na extinta Revista Panorama, em novembro de 1976. A reportagem denunciava as condições do sistema prisional juvenil do Paraná.
Foi secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba e secretário de Estado da Comunicação Social em três administrações do Governo Estadual do Paraná.
Como publicitário, trabalhou nas agências Equipe e Exclam. No campo do marketing político, atuou em diversas campanhas para governador do Paraná e em inúmeras campanhas para prefeituras, além de ter dirigido a comunicação das campanhas presidenciais que elegeram dois presidentes do Paraguai: as de Andrés Rodríguez (1989) e Juan Carlos Wasmosy (1993).
Foi filiado ao Partido Comunista em 1960 e esteve filiado ao PCdoB até 1981, quando deixou o partido. Foi preso político em 1966 e em 1970.
Casado com a psicóloga e professora Denise de Camargo desde 1975, Fábio Campana deixa também a mãe, dois filhos e um neto.
21 Comentários
Dias difíceis…Meus sentimentos à família e aos amigos.
E nossos entes queridos, amigos, pessoal de toda área nos deixando pela negligência e deboche dessa pessoa que ocupa o cargo de presidência! Família de Campana, nossas orações.🙌🏼
Uma lamentável notícia… A passagem do Fábio Campana, nos deixa uma profunda lacuna, em informações de nosso cotidiano.
Cacete…essa me pegou de surpresa..gosto da polêmica deste blog..nem sempre concordei com o Fábio…e agora José ?
Expresso meus sentimentos e solidariedade à família e amigos do jornalista Fábio Campana.
A ausência dele será sentida na imprensa paranaense.
Uma enorme perda.
Meus pêsames a toda a família e amigos.
Na minha família já são 6 mortes, várias pessoas que ficaram à beira da morte… incluindo minha esposa que é médica.
MEU DEUS ATÉ QUANDO ESTA MALDITA PRAGA VAI MATAR INOCENTES,,9 EU LIA A COLUNA DO CAMPANA DIARIAMENTE A MAIS DE 20 ANOS,,,,VAI FAZER MUITA FALTA,,,
Faço a seguinte homenagem ao Fábio Campana.
https://www.webpolitico.com.br/saudades-fabio-campana/
Vai deixar Saudades
Ney Santo.s
Que DEUS alivie o sofrimento de todos os familiares. Meus sentimentos.
Fabio Campana que Deus o receba da braços abertos e com certeza logo estará editando uma revista e tomando conta da comunicação Celestial.
Trabalhamos juntos por quase 4 anos na década de 70 foi meu editor na revista Atenção e no Correio de Noticias na primeira fase da Grafipar.
Cabeça brilhante texto leve mais certeiro.
Grande abraço a minha amiga Denise, filhos e neto.
.
Trol infeliz!
Deixe espaco aqui para os que admiravam o Campana e nao para ler e confirmar o quanto voce e’ um idiota raivoso.
Quanta imbecilidae vinda de uma pessoa so’.
Todos eleitores dele estao com maos sujas de sangue? E as suas, petistas canalhas? Quantas vidas foram ceifadas pela corja que voce admira?
Seu pulha! Sua presenca aqui e’ uma ofensa as pessoas de bem que tiveram e sempre terao carinho pelo nosso fabio Campana.
Estou triste e angustiado,foram tantos anos como leitor assíduo do seu blog,orei muito por ele nesses dias de agonia por que sei o que é passar pela covid.Meu amigo virtual,que seja levado a um patamar melhor que essa vida cheia de coisas que seu legado deixa,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Lamento muito por sua morte. Excelente pessoa, trabalhamos juntos e pude conviver com um ótimo espírito e inteligência ímpares. Fará muita falta, em meio a tanta mediocridade nestes tempos calamitosos..
Meus sentimentos a família!
Mais uma vítima do horror que estamos vivendo. Perdemos , pra mim um dos maiores e melhores jornalistas imparciais e com a verdade dos fatos nas pautas políticas. Já está fazendo falta Fabio Campana….leio teu blog diariamente há 14 anos. Minha solidariedade sincera aos familiares.
Competente Jornalista que nos deixou. Vai fazer muita falta. Que Deus conforte o coração decseus familiares.
Ao trabalhar para a Ideias entre 2010 e 2011, aprendi a admirar este cara afável, generoso, de raciocínio aguçado, texto fino e fluido e um imenso repertório cultural. Uma tristeza, associada a uma boa dose de revolta pela perda se dar neste país com uma gestão tão abominável da pandemia.
Simplesmente lamentável. Grande jornalista, excelente colega, ético, e de profundo respeito pela opinião dos outros.
Todos nós morremos um dia. O problema é saber quando e a que horas. Se assim não fosse poderíamos nos despedir do parceiro e amigo.Aprendi muito com ele.
Vai com Deus meu companheiro.
Uma inestimável perda para o jornalismo político paranaense. Meus pêsames a toda família enlutada.
Leio seu blog há 12 anos, diariamente. Meus pêsames!
Acompanhei seu blog por aproximadamente uma década, discordando em muitos pontos porém sempre presente a aberto ao contraditório – uma grande perda do jornalismo Paranaense, bom descanso, e meus pêsames a família!